sábado, 31 de janeiro de 2009

Nem eu acredito...

Vejam só o que é a transformação de uma criatura em dona de casa...ao menos nas férias...


Antes de acabarem as minhas férias inventei algumas artes novas... Artesanato? Não, guloseimas!!

Uma das artes foi fazer bolachas caseiras!! Alguns dias antes a senhora que trabalha comigo trouxe bolachas caseiras para meu filho, que adorou ! Só queria comer isso por dias ! Assim, decidi suprir essa lacuna no meu curriculum!! Eu, a tata e o filhote fizemos bolachas durante horas e aqui parte do resultado (aquelas que ficaram mais bonitas hehehe)!


Aqui as bolachas cortadas com as bocas das taças de espumante, que meu marido adorou comer com geléia. Ele abre elas ao meio e recheia generosamente com geléias.

Aqui bolachas formatadas pelos cortadores de metal. São cortadores de bolacha, mas comprei originalmente para fazer biscuit !!


Aqui o detalhe das bolachinhas...

A receita é muito simples:

- 5 ovos

- 5 xícaras de açúcar(é isso mesmo!)

- 1 colher de chá de sal

- 200ml de leite morno

- 4 colheres de manteiga

- 2 colheres de salamoníaco (fica junto com os fermentos no mercado)

- mais ou menos 1,5kg de farinha (até dar ponto para abrir a massa com rolo)

Bate-se bem os ovos com o açúcar. Em seguida mistura-se a parte o salamoníaco com o leite e os demais ingredientes "molhados". Por fim acrescenta-se a farinha até dar ponto. É preciso trabalhar delicadamente com a massa, diferentemente da massa de pão que exige energia. Depois deixa-se a massa descansar por 1/2 hora. Para abrir a massa com o rolo é preciso delicadeza também. Depois de cortar basta assar em forma untada até que as bolachinhas fiquem douradas.

Foi muito divertido ! Presenteei varios amigos com pacotinhos de bolachas e ainda teremos a guloseima por algumas semanas!

Da próxima vez (será??) pretendo pintá-las e decorá-las! Já comprei até uns cortadores novos de estrela, coelho e outra flor! Quem sabe na Páscoa?! Só preciso decobrir a receita daquela cobertura branquinha que acho linda!! Se alguém sober, por favor, avise!

Pois então, se não bastasse, em um outro dia fiz suco e geléia de uvas! Na verdade foi em uma outra noite! Encomendei e um amigo trouxe uvas (meros 20kg) de um produtor! Comecei a função às 20 horas e às 3h da manhã terminei de colocar a geléia nos vidros. A visinha de fundo deve ter achado que fiquei maluca cozinhando até essa hora!


Essa é a geléia mais demorada que costumo fazer.

1 - Primeiro é necessário despencar e selecionar os grãos dos cachos.

2 -Em seguida é preciso cozinhar as uvas com a mesma medida de água, ou seja, 1 medida de grãos e 1 medida de água.

3 -Depois que essa mistura ferver por uns 15 minutos é hora de peneirar.

4 - Para o suco basta separar a parte liquida e cozinhar mais uns 15 minutos com açúcar na proporção de 1/2 medida de açúcar para cada medida de liquido. Deixa-se esfriar e pode colocar na geladeira ou congelar.

5 - Para a geléia costumo usar também a polpa da uva, ou seja, passo pela peneira e retiro somente a casca e as sementes. Para geléia uso a seguinte proporção de açúcar: 4 medidas de açúcar para 5 medidas de liquido+polpa. Acrescento também cravos e canela.

Para terem uma idéia, foram quase 10kg de açúcar na geléia e 3kg no suco.

6- A geléia precisa cozinhar até que atinja o ponto de geléia (óbvio). Costumo testar assim: coloco um pouco de geléia em um prato de sobremesa e coloco por 2 ou 3 minutos na geladeira. O tempo para atingir esse ponto depende da quantidade de geléia e da força do fogo. Eu uso um tacho de cobre, daqueles que os ciganos vendiam antigamente (presente maravilhoso que ganhei de meu pai) e um fogareiro bastante forte!

7 - Em seguida é preciso colocar a geléia em vidros esterilizados (vem lavados e fervidos em água quente), tampá-los e virar com a tampa para baixo, para vedar bem. Ela dura mais de um ano em ambiente adequado, desde que a quantidade de açúcar e a vedação tenham sido adequadas (e se a quantidade for compatível com os moradores da casa...).

É uma geléia bem trabalhosa, mas o resultado vale a pena...

Alguns amigos já foram presenteados com a guloseima e um dos vidros grandes já foi devorado, juntamente com as bolachinhas, pelas 3 criaturinhas guloas que moram nessa casa!!

...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fiz mais 2 pequenininhos com as pontas das linhas...




Lembram que eu estava procurando utilidades para os biscornus?

Pois então, uma criaturinha que está aprendendo a equilibrar-se apoiando-se nos sofás encontrou um "punhado" de coisinhas com fitas que se enroscam em seus dedinhos gordos e adorou a brincadeira! Em seguida as coisinhas na ponta das fitas giravam adoidadas fazendo circulos no ar até cairem todas no chão!! Em seguida tudo recomeçava... Como dizer não se estava se divertindo tanto?!!


Sem contar que depois foram algumas meadas que adquiriram um novo formato! Essa tem sido uma das diversões prediletas enquanto a mãe dele tenta bordar alguns minutos de manhã!!


...




quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SAL Biscornus - mais um resultado

Aqui está mais um biscornu do SAL. Já não sei quantos foram... perdi a contagem...

Adicionei algumas miçangas nos detalhes e gostei do resultado!

Também gostei do botãozinho quadrado que se encaixou perfeitamente no desenho. Esse botãozinho estava perdido na caixinha de botões faz bastante tempo e agora achei um lugar certinho para ele!!

É dessas situações que lembro quando estou fazendo minhas arrumações: botar ou não botar fora?!! E se um dia der para aproveitar??!! Muitas vezes guardo e muitas outras vezes boto fora e depois me arrependo... Deve acontecer com todo mundo, não é?!

...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ai ai ai...

Já faz muito tempo que venho resistindo, resistindo e resistindo... mas hoje comprei um presente para mim!!!
Comprei um kit Christmas Emery Collection da Anita (http://www.anitalittlestitches.com/)!







































Venho tentando me convencer que encontraria gratuitamente os esquemas algum dia, mas hoje a tentação foi maior!! E pior ainda, comprei um kit com o material também, já que tenho a certeza que não encontraria nada nem parecido por aqui (mais argumentos hehehe)!!

Presente de aniversário (que acabou de passar - 4 de janeiro), Páscoa e Natal 2009 também!!

Agora prometo economizar por um boooooooom tempo!!!!

E a paciência?? Quanto tempo será que vai demorar para chegar aqui, considerando que pedi o frete mais barato??!! Espero que não seja muito!!!



...

sábado, 24 de janeiro de 2009

SAL Espantalhos - janeiro parcial

Geralmente mostro somente os bordados prontos, mas hoje vou mostrar um bordado em andamento.
Isso é o que já bordei do SAL Espantalhos.


Serão 3 meses para cada uma das estações. Imaginei que seria muito tempo, mas agora já não tenho certeza. Acho que é o esquema com mais detalhes que já bordei! São muitas cores e muitos ½ e ¼ de ponto cruz, além de muuuuitos contornos! Isso faz com que seja bem mais demorado para bordar!!

Mas tudo bem! Acho que o esforço valerá a pena.

Ah, as inscrições para quem quiser bordar esse SAL continuam abertas!
...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SAL Flip It Stamp – Janeiro

Então, o primeiro resultado desse SAL já está pronto!!




Estou bordando em uma étamine bege, o que permitiu bordar o boneco em branco, como previa a receita!


Ainda não costurei os 3 botões que são previstos no gráfico. Vou ter que levar o trabalho junto a uma loja de armarinhos para tentar localizar botões pequenos o suficiente e, o pior, que tenham 12 cores diferentes. Eu imagino que isso não será muito fácil de encontrar por aqui!!! Essas coisas não gosto de comprar pela internet. Tenho medo que não seja no tamanho que desejo!


...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SAL Casinhas de Campo - Janeiro

Aqui está a casinha de campo de Janeiro.


Para falar a verdade não gostei muito das cores. São bem desbotadinhas! Deve ser porque estamos em pleno verão e bordar uma casinha de inverno é muito estranho!!
Tive que bordar a neve com uma linha azul bem clarinho pois estou usando étamine branca para fazer o quadro. Tentei usar o Branco 02 em lugar do 01, mas não ficou bom igual. Assim, vamos de azul mesmo!!

Aqui estão todas as 7 casinhas já bordadas!



Acho que o quadro está ficando muito lindinho! Depois vou precisar escolher uma parede para colocá-lo.

...

domingo, 18 de janeiro de 2009

Minha mãe

Entre outros mimos do Natal ganhei um pano de prato de minha mãe. Achei muito fofo e resolvi mostrar.

Foi com ela que aprendi a gostar de trabalhos manuais.

Ela faz muitas coisas, me ensinou várias técnicas de trabalhos manuais, mas nunca quis me ensinar a costurar. Ela tinha medo que eu fosse costureira como ela foi e boa parte de sua vida. Achava que eu deveria estudar para ter outra profissão. Assim, dá para imaginar a surpresa, (indignação ou tristeza...) dela quando o seguinte episódio há uns 10 anos atrás. Eu já tinha terminado a minha faculdade, já dava aulas durante o curso e fazia mestrado quando meu pai fez um negócio que rendeu um dinheiro extra e eles decidiram dar um presente a cada filho. Assim eles perguntaram o que cada um iria querer. Eu pedi uma máquina de costura. A resposta de minha mãe foi: “Eu não acredito! Pede outra coisa!”. Mas ela acabou cedendo, felizmente! Comprei a melhor máquina doméstica que havia na época: uma Singer Fashion, com 36 pontos decorativos, caseador automático, braço livre e outros recursos que foram muito úteis.



Hoje já existem outras muito mais lindinhas, mas não tenho visto com tantos pontos decorativos.
Pois então, entendo a preocupação de minha mãe em querer uma profissão melhor que a sua para os filhos e apesar do gosto pelo artesanato não me tornei uma artesã (não profissionalmente!)! Muitas vezes me ocorre a idéia de como seria minha vida se eu tivesse eu me dedicasse ao artesanato como profissão, mas sempre esbarro no dinheiro! Essa deveria ser uma profissão com melhor retorno financeiro. Quem sabe isso acontecerá quando todos os artesãos se conscientizarem do seus méritos e passarem a atribuir valores mais coerentes para seus trabalhos.

...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Biscornus coloridinhos

Enquanto bordava os outros trabalhinhos aproveitei para fazer uns biscornus com as pontinhas de linha.



No Natal presenteei as amigas com os outros que fiz anteriormente, assim, só tenho esses em casa no momento.
No detalhe os biscornus de pertinho:




Ainda falta fazer o biscornu do SAL de janeiro, mas acho que logo chego lá!!

...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

SAL Casinhas -Julho

Aproveitei as férias para adiantar a casinha de Julho. Quando entrei nesse SAL ele já tinha começado há alguns meses, assim tenho que correr para encontrar o grupo. Ainda faltam as casinhas de maio e junho para ficar em dia.


A casinha de janeiro já está começada e loguinho mostrarei pronta também.


...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estou de volta!!

Tirar férias é ótimo, mas voltar delas também é muito bom!!

Fiz muitas coisas boas e algumas nem tão boas nesses dias! Aos poucos vou contando as coisas boas! As outras, deixa prá lá!!

Desde já agradeço os comentários que recebi e aos poucos vou retribuir as visitas...


Para começar a contar as novidades, vamos aos SALs: já que 2 deles acabaram (Cachorrinhos e Natal), entrei em outros 2.

O primeiro fui eu quem propus ao grupo e já faz muito tempo que queria bordá-lo. É um conjunto de 4 espantalhos com as 4 estações do ano. Serão 3 meses para bordar cada um deles e vamos começar pelo último.


O segundo é um calendário com os 12 meses do ano e achei uma gracinha quando foi proposto pelo grupo.

Espero dar conta de bordar esses 2 mais os outros 2 que continuam nesse ano (Casinhas de Campo e Biscornus).

Ah, se alguém tiver interesse em bordar basta entrar no grupo Fazendo Arte em Ponto Cruz .




...

Poderá interessar também

Blog Widget by LinkWithin