Pular para o conteúdo principal

Bolas de Natal – patchwork e nova técnica com retalhos


Aqui estão as novas bolinhas de Natal para enfeitar minha mesa nesse ano!


Essas bolas de Natal em falso patchwork foram começadas no ano passado ainda, mas acabei não fazendo todas.

Mais uma vez sobrou material... mas num dia desses vi num programa de TV uma dica sobre como aproveitar os pedaços bem pequenininhos de retalho.

Como já falei aqui antes, não gosto nada de desperdiçar materiais e guardo tudo!! E agora, denovo encontrei aplicação para pequenas sobras!!!

Aqui está uma sequência de fotos com o passo-a-passo de como essas bolas foram feitas:

É preciso recortar pedacinhos de tecido. Eu fiz com aproximadamente 2x2. Não precisam ser regulares, mas é melhor para que a cobertura fique mais regular. E precisa de muuuuitos para que as bolinhas fiquem bem cobertas.
A sugestão é que se use aqueles palitos de manicuri, mas como eu não tinha em casa usei minhas agulhas de tricô com 2 pontas. Precisa é ser resistente e ter uma ponta não muito afiada, senão fura o tecido e não perfura a bola. Com esse palito deve-se pressionar no centro do retalho na bola de isopor até que o tecido penetre na bola e fique como um botão de flor.

Assim coloca-se um retalhinho ao lado do outro até cobrir toda a bola.

Depois de cobrir tudo é melhor dar uma revisada e ver se não ficaram falhas. Se ficaram, basta colocar mais um tecidinho em cada falha.
A bolinha fica assim, com as pontas irregulares. Pode ficar assim.

Eu optei por cortar as pontas maiores e deixá-la mais regular.
Na primeira fui colocando os tecidos de forma aleatória, mas na segunda decidi fazer em linha.


Mas acho que o resultado foi o mesmo.

Nas 2 primeiras fiz tudo em vermelho e a na terceira aproveitei retalhinhos de tecido com temas de Natal. O tecido vermelho estava guardado faz tempo. Comprei e não usei pois quando lavei soltou muita tinha e fiquei com medo de usar em algum trabalho que precisasse ser lavado, pois iria manchar.


Assim, aqui está o aproveitamento de bolinhas de isopor, tecido guardado e retalhos de tecidos de Natal!

Comentários

Oi lindona amei sua ideia será que com toda correria por aqui eu consigo fazer algumas rsrs vou tentar depois te conto bjks doces e valeu por compartilhar...Cris
Sonia Facion disse…
Super legal essa técnica!!!

Fiz uma dessas, mas com a parte inferior diferente, vou postar e aí vc vê.

Bjktas

Sonia
Lia Gloria disse…
Olá Lia, nem sei como encontrei o teu blog, mas é muito bom!

Essas bolas com falso patch são lindas. Tive vontade de fazer mas tem coisa que não me atrevo rs
E a outra ideia eu já tinha visto, mas sem o PAP.

bjs
ANA LÚCIA disse…
Gostei muito. Fica alegre e pode criar bastante. Valeu a dica!
Boa noite,
Ana
Judy disse…
Muito, muito legal!
Tenho bolinhas de isopor aqui que forrei com fios no ano passado vou tentar com os retalhinhos... adorei!
Obrigada Lia pela super idéia e pelo pap caprichado.

bj
Sonia Facion disse…
Oi Lia!!!

Já postei a minha bola, só que fiz diferente.

Posso colocar o seu link para pap?

Bjks

Sonia
Sonia Facion disse…
Oi Lia!!!!

Coloquei seu link falando do pap.

Bjks

Sonia
Flor de Princesa disse…
Oi Lia, gostaria muito de participa do Sal de pascoa, mas sou novata, como faço para me inscrever? Fico feliz em saber que vc é de SC tb sou.
fico no seu aguardo.
bjus
Daniela

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...