Pular para o conteúdo principal

Artes do final de semana: Doces!!

Nem só de artesanato vive essa criatura...nela também habita muita gula...

Nesse final de semana me dediquei a outra arte de que gosto muito:
cozinhar e cozinhar doces!!


Fui até um pomar e comprei alguns pêssegos (15kg) e produzi compotas, pessegadas e geléias!

Só ir até o pomar já foi muito divertido! Levei meu filhote que ficou sentado dentro de uma grande bacia de plástico enquanto colhiamos os pêssegos e despejávamos ao seu redor! Ele achou muito divertido e também queria colher as frutas nos galhos. Pena eu ter esquecido a máquina fotográfica!! E olhe que sempre tenho junto!!

Eis a produção: em menos de 5 horas estava tudo pronto: 13 compotas, 10 pessegadas e 12 geléias.

Acho muito gostoso e fácil fazer esses doces, assim, vou dar algumas receitinhas que uso e espero que sejam úteis.

1. Compota:

- dar preferência a pêssegos não maduros, ou seja, com a consistêncis bem firme e sem machucados

- lavar bem e descascar

- colocar para cozinhar as frutas com aproximadamente 1/4 de açúcar, ou seja, para 1kg de frutas descascadas - 250g de açúcar.

- acrescentar alguns pauzinhos de canela e cravinhos.

- deixar cozinhar até que as frutas fiquem macias.

- colocar em vidros previamente lavados e fervidos em água quente (para que estejam muito limpos - lembrar de ferver também as tampas).

- em seguida colocar para ferver durante uns 5 min (para que fiquem bem vedados).

2- Pessegada

- uso os pêssegos quase maduros

- lavar bem, descacar e colocar no processador para fazer pedaços pequenos (não uso o liquidificador para não ficar um creme, mas sim faço com que fiquem pequenos pedaços para serem sentidos ao comer - na fotografia dar para ver os pedacinhos)

- em seguida cozinhar com açúcar na proporção de 1kg de fruta para 1/2 kg de açúcar.

- acrescentar cravo e canela

- cozinhar até que comece a fazer espuma

- a partir daí dá para testar o ponto -> testo se a parte líquida está em consistência de geléia a cada pouco tempo (retiro uma colher da geléia, coloco em um pratinho e levo ao congelador - em 2 ou 3 min retiro e testo colocando um pouco entre os dedos indicador e polegar - se for fácil separar os dedos não está pronta - o ponto faz um fio entre os dedos) Essa é uma etapa um pouco crítica pois passa bastante rápido

- em seguida colocar ainda quente nos vidros fervidos (como na compota), tampar e deixar os vidros com a tampa para baixo até esfriarem (vi essa dica em um programa de tv - é para ficarem bem vedados).

3 - Geléia:


(essa geléia tem uma cor rosada lindíssima!!)
- para a geléia são utilizadas as cascas, que foram desprezadas nos doces anteriores (esse é mais um motivo para lavar bem antes de descascar as frutas)
- cozinhar as cascas com a mesmo volume de átua (1litro de água para 1kg de cascas). depois de aproximadamente 1 hora as cascas estarão macias e sem cor e a água estará rosada
- peneirar e aproveitar somente a água
- acrescentar cravo, canela e açúcar - 1kg para cada litro de água
- deixar ferver até o ponto de geléia (idem da pessegada)
- colocar nos vidros fervidos, tampar e virar com a tampa para baixo até esfriarem

Outros...
Pode-se usar as mesmas receitas com maçãs e pêras! Ficam lindas e deliciosas!

Costumo fazer também geléia de morango (seguindo mais a receita da pessegada - com os pedacinhos de fruta). Só não uso cravo e canela porque acho que não combina.

Ah, tem ainda a predileta do meu marido: bananas! Essa segue a mesma idéia da pessegada (uso só canela, sem cravo).

Gosto muito da geléia de uvas também. Cozinho as uvas despencadas - passo pela peneira e coloco cozinhar. Fica linda e com uma testura incrível!!

Se a quantidade for pequena (para comer logo) não precisa de tanto açúcar - basta manter na geladeira para não estragar - pode-se usar até a metade das quantidades.

Gosto de fazer esses doces pois sei a qualidade das frutas que estou usando e o sabor... nem dá para comparar com aqueles industrializados!!

...

Comentários

Claudia (Cacau) disse…
Hummm, LIa
Que delicia, vc é das minhas adora doces, e se tratando de pessego então nem se fale.

Bjks
Cacau
Olá querida... To aqui babando, gosto muito de pêssego!!! Você é animada!!!
Bjs
Joana disse…
Oi Lia!
De dar água na boca. Já fiz muitas compotas de frutas, no tempo que os meninos ainda eram meninos. Eu tenho um sítio, por aí avalie. Só não tinha pessegos. Essa frutinha por aqui só nas fotos dos blogs das amigas blogueiras. Hoje tudo vira polpa de fruta, no máximo suco com adoçante. É a vida. Beijos
Joana
Carla disse…
Parabéns pela paciência e dedicação. Fazer doces assim é uma arte antiga que, cada vez mais, tem se perdido. Uma pena! Mas anima ver alguém como você fazendo, dando receita e fotografando. Também adorei a cor da geléia de pêssegos. Sabe, quando chega essa época de pêssegos, morro de saudades da época em que morei em Blumenau. Lá conseguia encontrar uns muito lindos que, aqui, no interior de SP, são difíceis de se achar. Só de ler a narrativa de ir comprar os pêssegos, querida, já valeu. As receitas e as fotos foram um prêmio extra.

Hoje, era eu quem precisava de um ânimo mais. Lembra, lá no fórum? Pois é. As suas compotas lindíssimas me deram esse ânimo e, não nego, um pouco de nostalgia gostosa. Obrigada.
Anônimo disse…
Olá linda!

Estes docinhos devem ser uma delícia...

Deixei um desafio no meu blog, quando poderes passa por lá...

Beijinhos...
Artes da Ló disse…
Parabens pelo seu catinho,eu amei vou adiciona-la aos favoritos para voltar mais vezes(amo cozinhar no meu cantinho tenho algumas receitinhas espero que vc goste,bjs)

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...