Pular para o conteúdo principal

Pano de cobrir em ponto oitinho

Pois então, a revista Agulha de Ouro desse mês está valendo o preço pago.
Fiz mais um paninho de cobrir usando um esquema da revista e dessa vez foi em ponto oitinho.


O esquema era maior, com dois quadrados. Fiz só o quadrado menor.

E para ser sincera, tive dificuldades em fazer os cantos do bordado. Das outras vezes em que bordei esse ponto foram sempre faixas, ou seja, sem cantos. Talvez seja a idade...

Usei só 2 fios de linha mouline para bordar embora o esquema pedisse 3. Tentei com 3, mas achei que com 2 ficava mais leve e delicado...

Nesse também desfiei as bordas. Passei uma costura reta, com ponto entre 1 e 2, e desfiei 10 carreiras da étamine. Já lavei a mão e até agora está durando sem desfiar mais.
Ainda quero bordar dessa revista um outro pano com pequenas xícaras quer será dado a minha mãe, que adora o tema.
...

Comentários

Petite Noisette disse…
Olá querida Lia!
Amei o paninho, há uns tempos tentei aprender a bordar o ponto oitinho mas acho que ainda não estou preparada! =(
Amei!!
Bjinhos
Maria Filomena disse…
Lia, há um mimo para você no meu blog. Beijos de Maria Filomena
Edayne Oliveira disse…
Oi Lia!

Ficou uma graça! Parece ser fácil de fazer (mas ainda não me arrisquei rsrsrs). É bem parecido com o vagonite (esse eu sei fazer rsrsrs). Já vi jogos de lençóis, toalhas de banho e prato com esse tipo de bordado e achei interessante... Fica bem delicado! Gostei!!!

Boa semana pra você!
Beijos
Ivani disse…
Oi Lia
Lindo trabalho, parabéns, vou ver a revista na banca.
Eu queria sugerir o uso das linhas Brisa ou Monalisa para bordar oitinho, eu somente uso essas linhas por achar que o resultado fica bem melhor, são bem duráveis, dão um lindo acabamento, os novelos são de 500 metros ao custo de R$ 4,50 à R$ 5,00, para mim bem mais econômicos.
Goreti disse…
Está lindo
Descobri á pouco tempo o ponto oitinho e adorei, é muito facil e fica muito bonito.
Jinhos
rosangela disse…
bom...minha querida,a algum tempo surgiu em mim uma curiosidade de aprender o ponto oitinho ,mas nao sei o que fazer com a ponta da linha que fica no começo de cada carreira.
se possivel gostaria que voce me auxiliasse.desde ja agradeco a atencao.
rosangela disse…
lia,

minha querida a algum tempo comecei a fazer o ponto oitinho mas nao sei o que fazer com a linha que sobra no inicio de cada carreira!
desde ja agradeco e peco auxilio a voce.

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...