Pular para o conteúdo principal

Máquinas Singer com muita história para contar!!

Preciso mostrar aqui um presente que ganhei faz alguns meses: minha terceira máquina de costura Singer!
Mas não pensem que é nova... bem pelo contrário...


Não tenho certeza dos detalhes, mas até onde sei ela veio da Itália no início do século passado quando a família de minha avó mudou para o Brasil.  Minha nona era muito pequena e essa era a máquina de minha bisavó ou de sua irmã que era solteira e acompanhou a família. Isso é o que sei, mas como já disse, não tenho certeza se foi assim mesmo, vou ter que perguntar para minha mãe se ela sabe mais a respeito.

De qualquer forma, quando criança eu adorava ficar olhando essa máquina de longe.   Lembro dela em um armário, em uma prateleira muito alta para mim,  na despensa de minha nona.   Recentemene a nona faleceu e minha tia me deu a máquina.

Talvez seja por tanto olhar as máquinas da nona e a da minha mãe que acabei comprando as minhas máquinas também da Singer. 

Aqui a primeira, comprada em 2000

E aqui a nova comprada agora em 2011


As máquinas mudaram muito, mas essa pretinha tem muito charme e imagino que deva ter muitas histórias também!!!!

Quero aproveitar para pedir uma ajuda...  vejam só como a pintura dela está:


Alguém sabe se seria possível restaurá-la?   Não desejo simplesmente pintar, mas a ideia seria mantê-la,  sem deixar que ela deteriorasse mais, já que em algumas partes apareceram pequenos pontos de ferrugem...
Se alguém souber como, por favor, entre em contato, ok?!!

Comentários

Sonia Facion disse…
Nossa Lia, máquina é uma relíquia!!!!

É tão gostoso quando temos histórias para contar....

Quanto a restauração, n~]ao faço a mínima, mas se souber algo lhe comunico.

bjks

Sonia
Ana Carla disse…
Olá Lia!
Que belo presente!
Acho lindo este modelo de máquina!
Beijinhos, Ana Carla
Jud disse…
Olá Lia,
Adorei suas artes, e eu tenho uma dessas máquinas antigas, só que não é com manivela, que uso até hoje, rsrsr
Estou seguindo, parabens pelos bordados, lindos!!
bjusss,
jud-artes.

Postagens mais visitadas deste blog

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar p

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

Alguém por aí?

Depois de muito tempo resolvi verificar se tem alguém por aí ainda... Os blogs ainda estão em uso? Vale a pena atualizar? Tem alguém usando as postagens que fiz anteriormente? Algum sinal de vida?