sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PAP Biscornu ou Pendouille

Pois então, fiz mais um biscornu do SAL do Grupo Fazendo Arte em Ponto Cruz.

O verso ...
E de ladinho...
Como todo mundo, tenho lá as minhas manias, e uma delas é que acho que os biscornus com mais de 40x40 pontos ficam muito grandes e um pouco desajeitados (mais do que a idéia original).

Assim, achei lindo o esquema desse mês, mas achei muito grande !!

Aconteceu que, no mesmo dia em que recebi o esquema, vi um blog francês muito fofo (mais um) com “une petite pendouille” (http://pentydeval.over-blog.com/)! Fiquei encantada!!

Mas, não tinha receita nenhuma... Assim, olhei, olhei e tentei. Se não era assim, passou a ser...

Vou mostrar um PAP para quem quiser se arriscar! Acho que é um pouco trabalhoso, mas o resultado vale a pena!

1- Aqui o bordado mais a borda (que fiz igual ao blog da Penty)! Depois da borda deixei 6 carreiras e passei a overlock para não desfiar enquanto bordava.

2 – Depois de bordar fiz uma carreira em ponto de contorno (ou linear) em torno de toda a borda (esses pontos vão servir para costurar depois).


3 – Em seguida achei o meio da borda e prendi o fio que servirá para costurar no ponto de contorno que ficou no centro (já que o número de pontos era ímpar).


4- Para costurar, usei a mesma técnica do biscornu (fazendo um zig-zag entre os pontos de contorno). É bom lembrar de prender bem para a costura não ficar aparecendo.

5- Serão 4 costuras como essa do meio de cada borda até a ponta.


6 – Cortei os cantos para não ficar muito volumoso (aquela técnica de costura que se corta os cantinhos para melhorar a abertura da costura e para o canto ficar bem pontudinho). Só é bom deixar um pouco de tecido de reserva para não desfiar!


7 – Quando faltava um pouquinho para terminar a última costura, enchi com plumante. Depois reforcei a união entre aas 4 costuras para ficar bem certinho!

Não coloquei nenhum cordão ou fita para prender, mas naquele que gostei havia um cordão preso bem no centro dessas 4 costuras. Acho que dá também para prender no início de uma das costuras para que o cordão/fita fique numa borda.

Espero ter sido clara, mas qualquer dúvida, estarei por aqui ...

...

8 comentários:

Daniela Veiga disse...

Paaahhhhh!
I LOVE YOUR BLOGUEEEEEE!
Tens um desafio á tua espera,quando puderes passa lá que eu daqui a bocadinho passo aqui para me inteirar de mais uma bela ídeia tua!
Bom fim de semana
Bjinhos

Graficos ponto cruz disse...

Menina, que maravilha!! Amei esse PAP e esse biscornu, vou fazer um tb, obrigada!Beijocas e bom fim de semana!!
Bell

VovoBaisa disse...

Lia querida!
Que coisa linda o seu trabalho!
Parabéns!
Grata pela carinho.
bj.
Baísa

Claudia (Cacau) disse...

Olá Lia,
Achei esse Biscornu lindo, parece que não é tão dificil de fazer, como eu não tenho almofadinha de alfinete, quem sabe um dia eu faço um.
Bjks
Cacau

Carla disse...

Que maravilhoso, esse biscornu! Achei a costura final dificílima, mas, confesso, vendo o resultado final deu vontade de, um dia, tentar aqui em casa.

Joana disse...

Oi Lia.
Eu estava a procura de saber como se faz a costura dessa coisinha fofa chamada biscornu. Olhei nos blogs os prontos, olhei, olhei, quase fiquei zaroia e não consegui descobrir como é que se fazia as emendas. Encontrei aqui o que eu precisava, vou fazer uma belezinha dessas pois acho apaixonante. Não esqueci do lençol luva, já comprei o tecido e assim que der vou fazer um pap. Beijos
Joana

Isadora disse...

Oi, Lia!
Pelo que entendi, neste caso você não bordou frente e verso, fez apenas um lado e uniu as pontas, é isso?
eu tô querendo saber como prender fitinhas nos biscornus.
Bjks

Dona Doçura Artesanatos disse...

Oi Amiga adorei o PAP muito bem esplicado.
Já estou te seguindo,beijinhoss!

Poderá interessar também

Blog Widget by LinkWithin