Pular para o conteúdo principal

PAP - Aplicação Patchwork - parte 3 - Termocolante

Essa é a terceira técnica e acho que a mais prática delas porque não precisa fazer o acabamento com caseado.

A promessa do fabricante é que basta colar e não vai descolar mais. Eu prefiro fazer o caseado, mesmo porque parece que está faltando algo se não fizer...

Quanto a colar, parece que não descola mesmo, nem quando se quer...

Mas vamos a técnica...

O termocolante vem em 2 partes: a folha de plástico que vai derreter depois de aquecida e uma outra folha com 1 lado bem lisinho que vai ser usado para proteger o ferro de passar. As 2 folhas ficam soltas uma da outra.


1 . Para começar, desenhei no termocolante as formas dos tecidos que quero usar depois e fiz um sanduiche assim: - papel protetor com a parte mais lisa para baixo (ou seja, encostado no termocolante) - termocolante - tecido com o avesso para cima (ou seja, o avesso encostado no termocolante).


(Na fotografia a ordem dos materiais está inversa, mas dá para passar assim também, com o ferro sobre o tecido).

Dá para recortar o termocolante antes de grudar ou fazer com pedaços maiores dele como na figura, embora assim desperdice o termocolante (que não é muito barato).


É preciso usar o ferro em temperatura baixa para passar pois a temperatura vai fazer o termocolante derreter e colar no avesso do tecido.

Se o ferro estiver quente vai endurecer o termocolante depois de grudar e fica difícil de costurar. (Se isso acontecer, basta passar denov antes de bordar, que parece ficar mais macio).


Ah, é bom cuidar a posição do papel protetor. A parte mais lisa tem que estar enconstada no termocolante. Se a parte mais áspera estiver em contato com o termocolante, ele vai grudar no papel e vai estragar o trabalho. (O ferro deve ser passado sobre o papel protetor).

2. Depois de passar, o termocolante vai derreter e vai grudar no avesso do tecido, que vai parecer "emborrachado". A partir daí tecido e termocolante são uma coisa só.


3. Em seguida deve-se recortar as figurinhas do tecido de aplicação, posicionar sobre o tecido base, com o avesso para baixo, e passar o ferro em temperatura baixa para que o termocolante derreta novamente grudando o tecido da aplicação no tecido base.



Lembrar de cuidar a sobreposição das partes, pois depois de grudado, não desgruda mais mesmo.

4. Por fim, o acabamento com os pontos decorativos (não vou dizer denovo que vou fazer um PAP sobre os pontos decorativos... ops, disse!).


Espero ter sido clara e me coloco a disposição para esclarecer dúvidas.

Ah, comprei o termocolante no Ateliê Virtual Brasil. Aliás, adoro essa loja! Para quem mora no interior como eu, comprar pela internet é muito bom. Lá tem tecidos nacionais e importados, entretela, termocolante e muitas outras coisinhas mais. E ainda, vale a pena entrar na opção "Grátis" do menu e ver os "Blocos" de Patch com as receitas (inclusive para aplicação).


...

Comentários

disse…
Muito linda essa técnica. Um dia ainda vou me aventurar.
Parece-me que vc ainda não tem o button referente ao International Crochet Day. Pegue-o no meu blog e vamos divulgar essa idéia.
Tenha dias iluminados.
Bjs.
Dô.
Locas disse…
Oi Lia

Obrigada por sua visita.
Nossa não sabia que PAP se podia colar, sempre tive ideia que era tudo cosido. Um dia vou experimentar.
Quanto às motos vai ser difícil pois é muito longe e grana não abunda.
Pode ser que um dia vá de férias.
Beijinhos
Locas.....
Petite Noisette disse…
Olá Lia!
Eu já conhecia essa técnica e adorava experimentar mas n consigo encontrar termocolante em Portugal! =(
Bjinhos
Leine & Spinelli disse…
Oi, que legal adorei, muito pratico!
Parabéns pelos trabalhos, aguardo vc para conhecer meu cantinho.
Beijos Leny
Vânia Dias disse…
Oi Lia..bom dia!
Ah meu Deus do céu..qta coisa linda pra eu aprender ainda..rs..hoje vou comprar essa entretela e manta, não tenho e tdo pede esses materiais..aff..meu marido vai a falência...rs...adorei esse pap..
bjssss
Vânia
Gezinha® disse…
Adorei o seu blog.
PArabéns!!
Tenha um lindo final de semana.
Abraços
Gezinha
Olá Amiga
Adorei as novidades que Lindas estou aqui encantada
PARABENS
BOM FINAL DE SEMANA
Bjs
Andrea
Nilda Biagio disse…
Olá Lia
Essa também é minha preferida...eu também gosto de fazr o caseado...acho que fica mais bonitinho!!!Obigada e tenha um ótimo fim de semana!!
Bj
Nilda
Monik Val disse…
Menina seu pap é perfeito Parabéns por compartilhar conosco bjosss!!!!!

espero sua visita no meu blog:
www.monikartes.blogspot.com
Anônimo disse…
OLA BOA TARDE!!

TEMOS UMA FABRICA DE CONFECÇOES EM SANTA CATARINA E GOSTARIAMOS DE USAR NOSSOS RETALHOS.GOSTARIA DE ALGUMAS IDEIAS. PODEMOS FAZER TRCA DE INFORMAÇOES E PODEMOS CEDER ESSES RETALHOS PARA VOCE PODER CRIAR E TAMBEM GANHAR DINHEIRO SEM PRECISAR COMPRAR OS TECIDOS(RETALHOS). FICAMOS NO AGUARDO! URGENTE!! TRABALHAMOS COM PLUSH, ATOALHADO, PELE TIPO CARNEIRINHO, ETC... ATENCIOSAMENTE.
Anônimo disse…
desculpa nao coloquei nenhum dado. segue nosso email: cleversongrutz@hotmail.com

È SOBRE OS RETALHOS, COMENTEI AGORA POUCO.
Obrigada por compartilhar!! Estou tentando aprender a pachcolagem e adorei as dicas!!Será que é difícil encontrar o termocolante?Bjs
Fernanda disse…
Olá Lia, qual a mqrca do termocolante que vc usa?
Obrigada pelas dicas!
marcia valeria disse…
Gostei muito da sua dica. meu blog é cantinhodosbordadosdf.blogspot.com abraços
debora martins disse…
Qual o nome do termocolante ?

Abraços !
debora martins disse…
Olá,Lia.

Você podia passar o nome do termocolante ?

Vou te seguir através do blog.

O meu blog é : debhymartins.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...