Pular para o conteúdo principal

PAP - Aplicação Patchwork - parte 4 - Adesivo Temporário

Esse Adesivo Temporário foi uma descoberta incrível!! Dá para utilizar de diversas maneiras diferentes, embora eu só tenha visto um PAP sobre patchwork utilizando até agora.

Ele é usado originalmente para fazer o quilt de trabalhos em patchwork, ou seja, passa-se o adesivo temporário no tecido do topo e coloca-se sobre a manta, para não precisar alfinetar/alinhavar. Nesse endereço tem o PAP para patchwork: http://www.atelievirtualbrasil.com.br/patchstop/adesivo.htm.


O topo(tecido) fica grudado por 10 horas segundo o fabricante, mas na prática fica por muito mais tempo. E depois desse período, se usado com moderação, o adesivo simplesmente desaparece, deixando o tecido intacto.


Pois bem, testei uma vez e passei a usar sempre para costurar fitas. Sempre achei muito chato costurar fitinhas (principalmente nos paninhos de boca), principalmente porque não gosto de alinhavar e alfinetar nem sempre é suficiente. Gosto também de usar passa-fitas, mas tem trabalhos em que a fita sozinha fica mais delicada, como esses.


Esses são paninhos de boca do meu filho. Dá pra notar que já estão em uso...







Assim, uso o adesivo temporário e fica super fácil de costurar.

Mas eis que decidi usar também para fazer aplicações e o resultado foi ótimo. Lembrando que com essa técnica o tecido da aplicação vai desfiar quando for lavado, mas esse também é um efeito bem lindo.


Estou usando o Paper Plot 205 do Ateliê Virtual Brasil (denovo ele - vou ver se me pagam para fazer propaganda hehehe), que custa uns R$30,00 e rende muuuuuuito. Não sei se existem outros produtos de outras marcas (se alguém conhecer, por favor, avise).






Para usar é muito simples, basta recortar os desenhos nos tecidos e colocá-los sobre jornais abertos para forrar bem o chão.
Agitar bem a lata e posicionar o bico a uma distância aproximada de 50cm do tecido colocado com o avesso para cima. Vaporizar uma camada bem fina e modesta.



Essa atividade deve ser feita em um local arejado e de preferência com vários jornais abertos para não correr o risco do spray marcar o piso, pois onde aconteceu aqui em casa (nas lajodas da garagem), não conseguimos mais tirar.
Desse modo, o avesso do tecido vai ficar "grudento". Pode-se grudar e desgrudar muitas vezes até ter um posicionamento correto.
Esse é um exemplo de trabalho que está sendo feito com o adesivo temporário




E aqui outro trabalho que já foi feito a quase já está em uso a 11 meses (é a sacolinha principal para carregar paninhos, brinquedos e mamadeiras de meu bebê).



Já foi lavada muitas vezes e dá para notar que o acabamento dessa aplicação é diferente, já que a idéia é que fique desfiado mesmo.


Aqui a sacolinha toda. Esse também foi um trabalhinho meu. Usei o modelo de uma revista e fiz a sacolinha que tem uns 30x20x10cm.





Usei tecidinhos de patchwork e os pontos decorativos de minha amada máquina de costura.

Vejam o detalhe do acabamento...


Foi nesse trabalho que aprendi a colocar ziperes.


E já que a pequena deu certo, aumentei as medidas e fiz a sacola grande também (aquela de levar tudo para o bebê).






A idéia era bordar, mas até agora não deu tempo...


E para combinar com a sacola, comprei um trocador pronto e fiz uma capinha nova (mandei colocar até os "tecs" para ficar prático na hora de lavar).



Vejam que não economizei em bordado inglês para fazer o enxoval. Foram muuuuuuitos metros. E isso que é um menino, já imaginaram se fosse uma menina??


Pois então, a postagem ficou longa, mas acho que são muitas dicas bem úteis, que aprendi na prática, errando e acertando.


Testem as formas de fazer aplicação e me mostrem os resultados, tá?!!



(Lembro que loguinho farei o PAP dos pontos decorativos para o acabamento das aplicações...)


Ah, pessoal do Ateliê Virtual Brasil, dêem uma olhadinha nessas duas aplicações tá?! hehehe


...

Comentários

Neny disse…
Oí eu queria saber em que tipo de tecido que pode ser feito a aplicação de patchwork, e o nome pra se comprar é "entretela dupla-face" e "termocolante" mesmo e vocÊ pode me dizer qual é o mais fácil pra uma iniciante rs, e qual o valor desse material..nossa quantas perguntas kk beijinhos
Nilda Biagio disse…
Olá Lia
O adesivo temporário eu não conhecia...obrigada pelas ótimas dicas!
Bj
Nilda
Manas Duartes disse…
Ola
Acho que já tinha vindo aqui...mas quero comentar que adorei a tua explicação! E vou juntar-te à minha lista de blogs, posso?
Paula
Cauê Santos disse…
Oi Lia..

Que bom receber tua visita e comentário em meu blog. Sejas sempre bem vinda para uma idéia e uma palavra de ânimo.

Apesar de não lidar com algumas das técnicas dos teus paps, eu gostei muito das idéias. Sempre que puder passo aqui também. Gosto muito do patchwork,e os teus são muito legais.

Um grande abraço e uma ótima semana.xD
Olá amiga

Venho agradecer a simpática visita e as lindas palavras deixada!
Obrigada minha querida!
Dei uma voltinha no teu blogue,adorei as coisas lindissimas que vi.
Prometo voltar com mais tempo, para ver em pormenor!
Um beijo e obrigaa!
Vóvó Cassilda
disse…
Lia, seus trablhos estão bárbaros!!
Vou passar essa dica de adesivos temporários pra minha irmã, que faz patchwork; brigadinha:)
bjos
Fernanda disse…
Amei PAP, vou fazer uma postagem no meu Blog e vou te citar, tudo bem?
Parabéns!!!
Bjs, Fê
OI LIA, MUITO BONITO SEU TRABALHO, PRINCIPALMENTE O ENXOVAL DO SEU BEBÊ, AMO FAZER COISAS PARA BEBÊS.PARABÉNS!BJS E FICA COM DEUS.
Valquiria disse…
Oi Lia !
Adorei seu blog.Tem muitas coisas lindas e muitas informações que foram muito úteis pra mim,inclusiva a da loja aonde você comprou o AV Bond.
Amei!!!
Vou vir sempre.
Beijos
Anônimo disse…
Good brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.
cris disse…
Oi Lia
agora o Atelie Virtual Brasil esta com uma nova linha de sprays adesivos temporários.
Um deles é o TR10, que é a base de água e rende uns 50 m2, alem de nao ter cfc, limpar com alcool, nao transfere para a agulha, nao causa alerga e é ecologico.
Veja no site deles ou fale com a Jane para maiores informaçoes.
Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...