Pular para o conteúdo principal

Nem eu acredito...

Vejam só o que é a transformação de uma criatura em dona de casa...ao menos nas férias...


Antes de acabarem as minhas férias inventei algumas artes novas... Artesanato? Não, guloseimas!!

Uma das artes foi fazer bolachas caseiras!! Alguns dias antes a senhora que trabalha comigo trouxe bolachas caseiras para meu filho, que adorou ! Só queria comer isso por dias ! Assim, decidi suprir essa lacuna no meu curriculum!! Eu, a tata e o filhote fizemos bolachas durante horas e aqui parte do resultado (aquelas que ficaram mais bonitas hehehe)!


Aqui as bolachas cortadas com as bocas das taças de espumante, que meu marido adorou comer com geléia. Ele abre elas ao meio e recheia generosamente com geléias.

Aqui bolachas formatadas pelos cortadores de metal. São cortadores de bolacha, mas comprei originalmente para fazer biscuit !!


Aqui o detalhe das bolachinhas...

A receita é muito simples:

- 5 ovos

- 5 xícaras de açúcar(é isso mesmo!)

- 1 colher de chá de sal

- 200ml de leite morno

- 4 colheres de manteiga

- 2 colheres de salamoníaco (fica junto com os fermentos no mercado)

- mais ou menos 1,5kg de farinha (até dar ponto para abrir a massa com rolo)

Bate-se bem os ovos com o açúcar. Em seguida mistura-se a parte o salamoníaco com o leite e os demais ingredientes "molhados". Por fim acrescenta-se a farinha até dar ponto. É preciso trabalhar delicadamente com a massa, diferentemente da massa de pão que exige energia. Depois deixa-se a massa descansar por 1/2 hora. Para abrir a massa com o rolo é preciso delicadeza também. Depois de cortar basta assar em forma untada até que as bolachinhas fiquem douradas.

Foi muito divertido ! Presenteei varios amigos com pacotinhos de bolachas e ainda teremos a guloseima por algumas semanas!

Da próxima vez (será??) pretendo pintá-las e decorá-las! Já comprei até uns cortadores novos de estrela, coelho e outra flor! Quem sabe na Páscoa?! Só preciso decobrir a receita daquela cobertura branquinha que acho linda!! Se alguém sober, por favor, avise!

Pois então, se não bastasse, em um outro dia fiz suco e geléia de uvas! Na verdade foi em uma outra noite! Encomendei e um amigo trouxe uvas (meros 20kg) de um produtor! Comecei a função às 20 horas e às 3h da manhã terminei de colocar a geléia nos vidros. A visinha de fundo deve ter achado que fiquei maluca cozinhando até essa hora!


Essa é a geléia mais demorada que costumo fazer.

1 - Primeiro é necessário despencar e selecionar os grãos dos cachos.

2 -Em seguida é preciso cozinhar as uvas com a mesma medida de água, ou seja, 1 medida de grãos e 1 medida de água.

3 -Depois que essa mistura ferver por uns 15 minutos é hora de peneirar.

4 - Para o suco basta separar a parte liquida e cozinhar mais uns 15 minutos com açúcar na proporção de 1/2 medida de açúcar para cada medida de liquido. Deixa-se esfriar e pode colocar na geladeira ou congelar.

5 - Para a geléia costumo usar também a polpa da uva, ou seja, passo pela peneira e retiro somente a casca e as sementes. Para geléia uso a seguinte proporção de açúcar: 4 medidas de açúcar para 5 medidas de liquido+polpa. Acrescento também cravos e canela.

Para terem uma idéia, foram quase 10kg de açúcar na geléia e 3kg no suco.

6- A geléia precisa cozinhar até que atinja o ponto de geléia (óbvio). Costumo testar assim: coloco um pouco de geléia em um prato de sobremesa e coloco por 2 ou 3 minutos na geladeira. O tempo para atingir esse ponto depende da quantidade de geléia e da força do fogo. Eu uso um tacho de cobre, daqueles que os ciganos vendiam antigamente (presente maravilhoso que ganhei de meu pai) e um fogareiro bastante forte!

7 - Em seguida é preciso colocar a geléia em vidros esterilizados (vem lavados e fervidos em água quente), tampá-los e virar com a tampa para baixo, para vedar bem. Ela dura mais de um ano em ambiente adequado, desde que a quantidade de açúcar e a vedação tenham sido adequadas (e se a quantidade for compatível com os moradores da casa...).

É uma geléia bem trabalhosa, mas o resultado vale a pena...

Alguns amigos já foram presenteados com a guloseima e um dos vidros grandes já foi devorado, juntamente com as bolachinhas, pelas 3 criaturinhas guloas que moram nessa casa!!

...

Comentários

Fatima Guimaraes disse…
Oi Lia
Suas bolachas ficaram lindas, deu até agua na boca...hummmmmmm
A cobertura branca voce faz com açucar de confeiteiro misturado com um pouco de suco de laranja ou leite quente, depende do sabor que quiser dar.
Não me lembro a quantidade certa, mas voce coloca o açucar de confeiteiro em uma vasilha e vá colocando aos poucos o suco de laranja ou leite até conseguir uma pasta que dê pra vc esparramar por cima das bolachas ainda quente.
Parabéns pelos dotes culinários.
Beijos
Isadora disse…
Delícia!!!!!!!
Eu sou péssima na cozinha, só consigo fazer coisas muito fáceis, para "iniciantes"... No meu blog tem uma receita de biscoito de aveia, se vc quiser pega lá!
Estou tentando me inscrever para o SAL de biscornus (mandei MP) mas até agora não me responderam. Resolvi começar por conta própria e peguei um gráfico na net. Mas demorei um tempão para escolher a combinação de cores que ia usar. Tentei uma, não gostei, desmanchei, agora estou tentando outra. Sou ruim para escolher cores!! Bjs
Paula Pereira disse…
Olá, passei para desejar
um bom fim de semana.
Beijinhos.
Paula
Joana disse…
Oi Lia.
Tanto a geléia quanto os biscoitos ficaram com uma cara ótima. Eu fazia muita geléia pois tenho um sítio com muitas fruteiras e quatro filhos gulosos. Atualmente todos moram fora e eu e meu marido temos que controlar a glicemia, portanto, adeus geléia, mas mesmo assim ainda faço e dôo para uma creche. Os biscoitos nunca fiz mas lembro que minha mãe fazia no natal e deixava a gente ajudar a confeitar. São lembranças boas que ficam na memória. Beijos
Joana
Maria Filomena disse…
Huuummmmmmm!!! Por que será que eu não consegui fazer o donwload desse pote de bolachinhas??? Queria tanto provar uma..... brincadeira à parte, parabéns.... estão lindas... Continue... Beijos - Maria Filomena
Artes da Ló disse…
Hummmmmmm amiga deu agua na boca,obrigada por compartilhar!
Vanessa Biali disse…
Oi, Lia!
Humm... que delícias! Estou com água na boca.
Obrigada por compartilhar as receitas.
Eu não tenho muita habilidade na cozinha, mas a foto dessas bolachinhas talvez me convençam a fazê-las...rsrs
Beijos,
Vanessa
Fabíola disse…
hummmmmmmmm
me dá umaaa??? com geléia, por favor^^

hehe

bjão!
Sonia Facion disse…
Da ora Lia!!!!

Vou tentar fazer, depois te conto.

Bjks e um lindo domingo!!!

Sonia
Carla disse…
Ai, Lia, você quer me matar! hahahaha! Uma semana depois de eu descobrir um indício de diabetes, você me posta umas gostosuras dessas? Daí, além da água na boca, dá vontade de copiar você e fazer... mas... não dá! O endocrinologista proibiu! buáááááááááá!!!!!!

hahahahaha!

Independentemente disso, suas bolachas ficaram lindas, e as geléias, então, nem se fala. Quando chegar a época da aposentadoria, você já tem várias fontes de, como dizem os gringos, "income". Com tantos talentos, minha amiga, o que não vai faltar é dinheirinho extra!

Doces beijoquinhas. hahaha!
Unknown disse…
Nooosssaaa!!! Estou super feliz...quando eu morava em Santa Catarina eu fazia essas bolachinhas com sal amoniaco, na mudança perdi a receita.....muito obrigada por dividir conosco...vou voltar ao forno.
Mil beijinhos e obrigada pela receita.
Maria disse…
Olá:)
Quanta coisa deliciosa, uma maravilha.
Bom inicio de semana.
Bjokas
*Maria*
Andrea disse…
Acabei de pegar no site a receita das suas bolacha e vi que vc quer saber como fazer a cobertura branca, anota aí:
1 copo de clara
1 copo de açúcar,
colocar em uma panela e levar ao foto, mexer sempre, não deixe ferver para não cozinhar as claras, quando começar a espumar colocar na batedeira e bater por uns 10 minutos, isso mesmo, o segredo é bater muito. Era a receita favorita da minha mãe, e ela fazias as bolachinhas de cabeça, quero fazer agora para o Natal, para lembra um pouco mais delas que já se foi. Beijos
andreahelf@hotmail.com
Lia estou tentando fazer a receita de bolacha que você fez mas a massa ficou grudenta,usei as mesmas medidas a massa fica grudenta antes de assar mesmo ou fiz algo errado?vou tentar assar assim mesmo....
ELAINE RS disse…
Silvana quando fica grudenta pode por farinha até dar ponto... é simples. Na próxima vez, faz isso. bju. Elaine rs

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...