Pular para o conteúdo principal

PAP das Toalhas com desfiados


Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas.
As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário).


Assim, vamos a elas...
A primeira toalha é essa:


E os passos são os seguintes:

1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo).
- tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha
- contar 6 fios na horizontal e tirar o 7
- contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central)
- Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles



2. Desfiar na vertical assim:
- Tirar o fio vertical central
- Contar 4 fios e tirar o 5
- Fazer isso em toda a faixa para bordar


3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também.

Para bordar começar pelo lado direito e inserir a agulha dividindo os 6 fios e entrar na carreira desfiada, de baixo para cima (como mostra a figura). Assim vai ser feita a primeira parte do ponto.




4. Para a segunda parte do ponto fazer o mesmo, inserir a agulha entre os 6 fios e sair no desfiado, mas de cima para baixo. Assim vão se formando as faixas bordadas. Nessa toalha fiz as faixas desencontradas, mas já fiz anteriormente todas no mesmo sentido e ficou bom também.


5. Por último é preciso fazer um arremate nas carreiras onde foram cortados os fios verticais, para não ficarem desfiando sozinhos.


E assim está pronto o bordado da primeira toalha...


Essa é a segunda toalha:




Para fazê-la são os seguintes passos.

1. Desfiar a faixa para bordar assim:
- tirar os 5 fios horizontais centrais
- pular 5 e desfiar 1
- pular 6 e desfiar 1
(fazer isso para cima e para baixo dos 5 fios centrais retirados)


2. Fazer o bordado central cruzando os fios verticais como mostram as figuras abaixo.


3. Para a segunda faixinha, fazer o bordado que vai ficar nos 6 fios entre dois desfiados

Primeira parte -inserindo a agulha no meio dos 6 fios e saindo no desfiado, de cima para baixo e depois de baixo para cima, como mostram as figuras abaixo.



Segunda parte - complentando a faixa, fazer os pontos no sentido inverso, como mostram as figuras abaixo:



4. Para fazer a terceira faixinha, começar como a anterior.


Na segunda parte, fazer o fio passar no sentido inverso da faixinha anterior, parecendo setas, assim:


Ah, é bom lembrar do avesso também.

Não sei se isso acontece em todas as casas, mas na minha, quase todas as vezes que chego no banheiro a toalha está dependurada pelo avesso!!! Assim, procuro fazer avessos bonitinhos também hehehe

Espero que o PAP esteja claro e quaisquer dúvidas é só perguntar!!



...



Comentários

Nile e Richard disse…
Oi amiga.Muito bonita as toalhas.O pap está bem explicado.Bom fim de semana para voce.Richard.
Olá Lia,
esta toalha dá um trabaçhão mas o resuktado final é demais! Muito Linda! Obrigada por partilhares connosco o teu saber, és uma querida!
Também temos novidades!
Votos de um Bom Fim-de-Semana!
Beijinhos das Fadas
Nilda Biagio disse…
Olá Lia
Adoro isso!!!Obrigada pelo pap!!!
Bom domingo!!!
Bj
Nilda
Feltro em casa disse…
Lia.
É simplesmente incrível as coisas que tu sabe fazer...esta explicação, apesar de muito bem feita, para mim é impossível. O tico e o teco não conseguem fazer algo tão complexo ahahah...mas memso assim adorei tentar entender, o resultado é primoroso.
Um beijão para voces tres e um bom domingo!!!Malú
Ane disse…
Oi Lia! Obrigada por visitar meu Blog. Adorei as toalhas, viu? Acho que temos algo em comum: faço uma coisa meio parecida com as toalhas, mas me xingam só porque uso as unhas :(
Brincadeira, tá? Bjs. Tina
Anônimo disse…
Oi Lia,

Adorei teu blog. Esse Pap ficou bem explicado, vou tentar fazer, se consegui te mostro.Obrigada por esse carinho.
Bjs
Katia
Cláudia Regina disse…
Oi, Amiga! Vim dar uma espiadinha nas artes, visitar o seu cantinho e saber como vc está. Espero que esteja tudo bem. Já recebeu a troquinha que te mandei? Amei esta toalha, é linda e deixou o meu banheiro lindo. Tenha uma semana abençoada e arteira, bjs.
Rose Oliveira disse…
Olá Lia!
Amei esse pap com esses pontos tão lindos, nunca vi uma explicação do ponto ajour tão perfeita, parabéns!
Tenha uma ótima semana,
beijos.
Sônia Maria disse…
Que lindo, amiga!
Mamãe adora fazer esses trabalhos. Acho lindo!
Bjs
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá Lia,
Vim agradecer sua visita tão bem vinda,muito obrigada, vim também conhecer seu blog, um pouco mais de voce e seus trabalhos.
Amiga, quanta coisa linda tem aqui, estou encantada , parabens.
Voce não sabe da maior, eu nunca fiz bordado embora acho lindo e fiquei apaixonada por esses seus, me parece que terei paciência pois pelo pap que voce fêz parece ser bem gostoso de fazer, olha amiga, acho que vou tentar aprender essa nova arte aqui com voce, só vou esperar o tempo permitir mas acho que não vai demorar muito pq quando começa a dar o comichão na mão é pq vai ser loguinho rrss....
EStou amando seu blog e seus trabalhos, todos lindíssimos.
Também amo roupinhas de bebes e já vi que aqui tbm vou me dar bem nisso, esse pulover que voce fez pro seu filho do blog da Sandra ficou um show, imagino com ele dentro hehehe deve ficar uma fofura só. Voce disse que pretende adaptar a receita para 2 anos pra fazer para o próximo ano, eu vou tentar fazer isso tbm pois estou na dívida com uma grande amiga da minha filha e da família pois ainda não fiz nada pro filho dela que hoje está com 3 anos, acho que vai ser essa blusa o acerto de contas.
Voltarei sempre que puder para conhecer todos seus trabalhos e ver as novidades.
Desejo que voce tenha uma linda e abençoada semana.
Beijossssss
Márcia
Viviane disse…
Oiii...obrigada pelo PAP...
Parabéns pelo blog.
Beijinhos
Vivi - Israel
Joana disse…
Oi Lia.
Tuas toalhas estão lindas. Sei que isso dá muito trabalho, minha cunhada começou uma toalhinha dessas para mim e deixou para eu terminar....faz mais de um ano, já tentei continuar mas depois de uns pontos desisto. Vendo as tuas agora acho que vou tomar coragem e continuar porque o efeito é muito belo. Parabéns
Joana
Olga disse…
Olá Lia,
I love the pretty stitches you made on the towels, a great embellishment.
stela disse…
Seus trabalhos são lindos demais. Voce tem mãos de fada!!!!
Fico até com vergonha de enviar essa pergunta... Qual o tecido que voce usa nas toalhas desfiadas? Primeiro, pensei ser étamine mas são tecidos coloridos e aí, fiquei sem saber... Já fiz muita bainha aberta mas não é bem isso, não é?
Aguardo sua ajuda e muito obrigada pela atenção.
Mil beijos,
Stela - st16gomen50@gmail.com
Meire & Arte disse…
lia,amei seu blog.esse pap destes bordados adorei.uma pergunta esse que é o crivo?
obg.pelas explicações.
bju
meire_lima7@hotmail.com
Anônimo disse…
Oi, Lia! Amei seu blog e, principalmente essa PAP. Obrigada por compartilhar. Linkei vc no meu blog. Passa lá me visitar. Bjs.

dinainspiracoes.blogspot.com
Unknown disse…
Lia, só te conheci hj!!
Adorei tudo do seu blog.
Ganhou mais uma seguidora.
Obrigada, beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...