Pular para o conteúdo principal

Bordado Russo

Desculpem o desabafo de ontem, mas fiquei chateada mesmo!

Mas vamos às coisas boas da vida... uma delas é o artesanato, outra é a cooperação entre amigas, assim...

Quinta-feira visitei o blog da Daniela - Caprichos da Agulha (que é muito lindo!!) e ela comentou que queria aprender a fazer bordado russo.

Prometi postar algumas informações e aqui estão:



É muito fácil e rápido de fazer !!

E acho que algumas dicas ajudam também:
- o tecido tem que ser resistente e com a trama bem fechada para o bordado ficar bonito
- é melhor começar de fora para dentro e com uma cor de cada vez
- é bom fazer traços regulares ao bordar para a trama ficar cheinha
- para finalizar é preciso usar termolina ou outro selante na parte de trás, para não desfiar.

Vou tirar algumas fotos de trabalhos com bordado russo que fiz para postar aqui, mas hoje não deu...

Ah, as fotos são da revista Bebê Ponto Cruz de dezembro de 2004.

E no site da Agulha de Ouro tem um PAP e vídeos também (http://www2.uol.com.br/agulhadeouro/cursos/bordado_russo_index.htm).


...

Comentários

Catita disse…
Ei, Lia!!!!!

Complicada essa situação, né??? E o pior é que acaba chateando, e muito mesmo...
Mas amiga, não quero vê-la triste de modo algum, viu???? =]

E ótima sugestão essa sua, do bordado russo. Não fazia nem idéia que fosse feito assim!!!!

Espero que logo poste as fotos dos trabalhos que fizeste!!! Estou ansiosa para vê-las!!!!

Beijinhos catitos pra ti!!! Fica bem!!!!!!
Gilda Maria disse…
Oi Lia,
obrigada por sua visita, também tenho vontade de fazer este bordado, mas quanto mais aprendo, menos faço, porque não sobra tempo.
Bjs,
Gilda
AMO ARTESANATO disse…
Oi Lia eu li seu comentário sobre desafio (troquinha) e concordo com você. Eu também quebrei a cara, entrei em tres troquinhas e quebrei a cara, nunca mais entro em nada. Melhor ficar assim do que passar aborrecimentos. Um grande abraço, e bom final de semana.

Maria Helena
Mena disse…
Olá!
Por aqui continua tudo lindo!Essa explicação está óptima, a minha mãe já me tinha ensinado esse ponto há uns anitos, hei-de voltar a fazer algo com esse ponto. Depois mostrá-lo-ei.
Obrigada pela visita e pelo comentário, volta sempre!
Bj
Mena
Oi Lia
Estas troquinhas são complicadas...
Mas...ainda bem que vc desabafou..
Eu tentei uma vez fazer o bordado ( ponto russo) mas não fui inisitente o suficiente...acabei desisitindo pois me furava muito.Obrigad apela visita.Bjs Heloisa
Nile e Richard disse…
Olá Lia.Este tipo de bordado aprendi a muitos anos e bordei umas coisinhas.Mas adorei a sua explicação.Quanto aos seus desabafos,gostei muito pois temos participados de muitos e acabamos quebrando a cara com email de pessoas que dizem que não vão mandar que já recebemos ou que já postamos.Aqui em casa também juramos não participar de mais nada pois realmente é muito desagradavel estas coisas.Quem não quer enviar os mimos não publique a brincadeira.E por falar em mimos eu tomei posse do agulheiro que voce enviou para minha mãe.Adorei e uso muito os doces também comi todos,estavão saborosos.Mas só hoje tive a oportunidade de te agradecer.Obrigado amiga.Richard.
Oi Lia!!!
Amei seu bloguinho!!
Sobre sue desafio que situação chata né...
Há um tempo atrás participei de uma troquinha... fiz tudo com carinho e quando recebi a minha fiquei super desapontada, pois a pessoa nem se preocupou em fazer algo com carinho, mas fazer o k? acontece né.
Um grande abraço
Petite Noisette disse…
Olá Lia!
Minha querida e simpática amiga, sempre tão gentil e simpática, muito obrigado pelo passo a passo e pelo link onde tem mais informação!
Você é mesmo um doce de pessoa, muitos bjinhos querida!
Bjinhos
Dani
DANUZA disse…
vou ficar te devendo agora, mas vou ver o que consigo fazer para te ajudar, no dicionário não tinha nada?
adorei seu blog, volte sempre no meu ta querida?
um grande abraço
Olá querida!! Fico triste com uma situação assim... Afinal a finalidade do blog é nos aproximar, fazer amigos e não tristeza... Mas esqueça, é a melhor coisa a fazer... Olha passei por aqui para lhe desejar uma semana abençoada por Deus!!
bjs
DANUZA disse…
eh tão difícil de entender areceita q nem sei se vou começar rsrsr to desanimando! ms se conseguir coloko sim a ft!bj
Unknown disse…
Oi Lia, amei o teu blog, sabe que acho muito lindo o bordado russo mas ainda não tirei um tempo para tentar fazer qualquer dia destes vou fazer sem falta.
beijos e até mais
Mena disse…
Olá!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Há novidades em mym...
Bj
Mena
Olá Lia!

Obrigada pela visita e desculpa o atraso na minha resposta, o tempo tem andado muito curto para mim...

Em relação à borda na aplicação da t-shirt, foi feita com o ponto zig-zag, na máquina, muito curtinho, para ficar assim juntinho. Mas primeiro apliquei o tecido na t-shirt com entretela termocolante, assim ele não foge na hora de cozer. Ah, e do lado de dentro da t-shirt, alinhavei um pedaço de papel vegetal para a malha não esticar ao coser. Depois é só tirar.

Espero que tenha ajudado.

Beijinhos,
Carmen
Ingrith disse…
Super rápido, né?! Eu tb adoro ponto russo!
wilma disse…
Olá, Lia.
Gostaria de ter dom para aprender esses bordados lindos...ehehe
Mas eu não tenho muita paciencia.
Acho que a pintura é mais rápida...
Bjos.
Bia Caratti disse…
. - . - , _ , .Oi amiga!!!
.) ` - . .> ' `(
/ . . . .`\ . . \ Vim te oferecer uma rosa
|. . . . . |. . .|
. \ . . . ./ . ./
.. `=(\ /.=` toda perfumada
.... `-;`.-'
......`)( ... , para aromatizar
....... || _.-'|
........|| \_,/a sua semana...
........|| .*´¨)
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)Que ela seja encantada
(¸.•´ (¸.•` *
*´¨) ♥*♥Com as mais belas flores!!!
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` **♥*♥
Anônimo disse…
GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR A AGULHA?

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...