quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PAP - Aplicação Patchwork - parte 1 - Entretela comum

A aplicação feita com essa entretela é a mais simples e tradicional.

Essa entretetela tem um lado brilhante e outro opaco. O lado brilhante é que será colado no tecido da aplicação.



O objetivo de usar a entretela comum é evitar que o tecido aplicado fique enrugado.

Assim vamos ao PAP:
1. Fazer o molde em cartolina do desenho a ser aplicado. No caso do coração, marcar o meio e lembrar de fazer os 2 lados iguais.



2 - Desenhar na entretela e no avesso do tecido utilizando o molde em papel.



3 - Recortar a entretela e o tecido. Lembrar de recortar o tecido com uma margem de 0,5cm além do risco, que será utilizada para "virar" o tecido da aplicação.

4- Aplicar a entretela no tecido utilizando o ferro de passar sem vapor em temperatura baixa. Lembrar que a parte brilhante da entretela deve ser colocada no avesso do tecido e o ferro deve ser passado no tecido.


5. Depois disso é hora de fazer os vincos para a aplicação, dobrando a borda de 0,5cm, que foi deixada na hora de recortar, para dentro. Essa aplicação deve ser feita desse modo para evitar que o tecido desfie, já que essa entretela não evita isso.

Começar dobrando as pontas e depois as outras partes da borda.



Abaixo dá para ver a diferença das bordas vincadas e não vincadas.

6. Por fim, é necessário costurar a aplicação no tecido base com pontos decorativos, mas isso já é assunto para outro PAP.

Se alguma coisa não ficou clara, por favor, avisem!!


...

7 comentários:

Maria disse...

Adorei o teu blog.
Beijos

Graficos ponto cruz disse...

Seu blog tem sempre coisas fofas!
Beijocas e boa semana!
Bell

Joana disse...

Oi!!
Acho lindo isso das blogueiras, de ensinar umas ás outras. Tuas explicações estão perfeitas e como gosto muito de todo tipo de trabalhos manuais e você é uma ótima professora, coloquei teu link no meu blog para te visitar sempre.
Beijos
Joana

Valeria disse...

Nossaa..amei suas dicas!!!
obrigada de ♥..

Maria Souza disse...

Gostei de seu blog, é inspirador!

Leticia disse...

Olá Lia,
adorei seu blog, achei enquanto buscava informacoes sobre entretela e vi que vc tambem é professora. Sou professora em Sao Paulo e costura sempre foi algo muito presente na minha casa já que minha mãe e avó sempre costuraram muito.
Parabéns!
Bjs,
Leticia.

Anônimo disse...

maravilhosa ... faz tempo que tava querEndo saber oque fazer com esse papel .. mas se eu quiser colar no tecido colo tudo junto?

Poderá interessar também

Blog Widget by LinkWithin