Essa entretetela tem um lado brilhante e outro opaco. O lado brilhante é que será colado no tecido da aplicação.
O objetivo de usar a entretela comum é evitar que o tecido aplicado fique enrugado.
Assim vamos ao PAP:
1. Fazer o molde em cartolina do desenho a ser aplicado. No caso do coração, marcar o meio e lembrar de fazer os 2 lados iguais.
2 - Desenhar na entretela e no avesso do tecido utilizando o molde em papel.
3 - Recortar a entretela e o tecido. Lembrar de recortar o tecido com uma margem de 0,5cm além do risco, que será utilizada para "virar" o tecido da aplicação.
4- Aplicar a entretela no tecido utilizando o ferro de passar sem vapor em temperatura baixa. Lembrar que a parte brilhante da entretela deve ser colocada no avesso do tecido e o ferro deve ser passado no tecido.
5. Depois disso é hora de fazer os vincos para a aplicação, dobrando a borda de 0,5cm, que foi deixada na hora de recortar, para dentro. Essa aplicação deve ser feita desse modo para evitar que o tecido desfie, já que essa entretela não evita isso.
Começar dobrando as pontas e depois as outras partes da borda.
Abaixo dá para ver a diferença das bordas vincadas e não vincadas.
6. Por fim, é necessário costurar a aplicação no tecido base com pontos decorativos, mas isso já é assunto para outro PAP.
Se alguma coisa não ficou clara, por favor, avisem!!
...
Comentários
Beijos
Beijocas e boa semana!
Bell
Acho lindo isso das blogueiras, de ensinar umas ás outras. Tuas explicações estão perfeitas e como gosto muito de todo tipo de trabalhos manuais e você é uma ótima professora, coloquei teu link no meu blog para te visitar sempre.
Beijos
Joana
obrigada de ♥..
adorei seu blog, achei enquanto buscava informacoes sobre entretela e vi que vc tambem é professora. Sou professora em Sao Paulo e costura sempre foi algo muito presente na minha casa já que minha mãe e avó sempre costuraram muito.
Parabéns!
Bjs,
Leticia.