Pular para o conteúdo principal

PAP -Aplicação Patchwork - parte 2 - Entretela dupla-face

Essa entretela facilita a aplicação, pois cola o tecido a ser aplicado no tecido base.

A entretela dupla-face vem com um papel protetor (difícil de ser mostrado em fotografias...)

Vamos ao PAP:

1. A primeira etapa é desenhar o tema escolhido no papel que protege a entretela e recortar as partes que ficam sem desenhar.


2. Alguns autores sugerem que a entretela+papel sejam recortados para depois aplicar no tecido, mas eu já mudei um pouco essa etapa... Desenho deixando pequenos espaços entre os objetos (o que desperdiça um pouco a entretela). Em seguida vou posicionando os tecidos com o avesso sobre a parte da entretela (avesso dos desenhos) - lembrando de cuidar que não ultrapassem o espaço reservado e sobreponham os desenhos errados, é claro.



Fica parecendo um monte de retalhos desordenados, mas tem ordem sim...

3. Passo o ferro em temperatura baixa utilizando um outro tecido sobre os tecidinhos (para evitar que a entretela possa grudar no ferro - pois é muito ruim de limpar depois) . Esse tecido deve ser algum que não vai ser utilizado depois, pois vai ficar com pedacinhos da entretela grudados.

Assim, vou ter todos os tecidinhos grudados em seus respectivos desenhos.


Aqui olhando através do papel que protege a entretela (avesso dos tecidos).

4. Em seguida devemos recortar os desenhos (com as 3 camadas: papel protetor, entretela e tecido). É melhor fazer assim para não correr o risco do tecido ou da entretela desfiarem.

Quem encontrar dificuldade em fazer essa montagem, pode recortar a entretela com o papel protetor, colocar as figuras sobre o tecido e passar a ferro. Em seguida recorta-se o tecido com a entretela já recortada. O resultado é o mesmo.


5. Tirar o papel protetor de cada pedacinho e posicionar no tecido base.


6. Passar o ferro sobre o desenho todo - lembrar de cuidar as sobreposições necessárias pois é difícil descolar.


E eis a aplicação pronta:



Lindinha né?!

Só falta o acabamento, mas como já comentei anteriormente, os pontos decorativos virão depois em um PAP sobre eles, ok?!

....

Comentários

Maria disse…
Os meus presépios são feitos de marfinite.
Beijos
lindinha disse…
OIEEEE

OBRIGADA PELA CARINHOSA VISITINHA
ESSA SEMANA NÃO PERDI NENHUMA AGULHINHA HEHEHEHEHE
LINDOS SEUS PAPS
OBRIGADA POR DIVIDIR!!
UMA ÓTIMA SEXTA FEIRA
BOM FINDI
SUPER BJOOOOO

MARJORIE - LINDINHA
AGULHAS COLORIDAS
Ana Cléa disse…
Lia seus trabalhos são lindos!
Acho o patwork maravilhoso nunca tentei fazer,você chegou a me animar com o seu pap,ainda tentarei fazer...
Obrigada pelo elogio.
Beijos...Ana Cléa.
Luciana disse…
Que coisa mais lindaaaaaaaaaaaa... Adorei tanto o trabalho quanto o seu cantinho... Vou adicionar aos meus favoritos... Beijos
roseli disse…
Lia,obrigado pela visita.Como já te disse sempre fui apaixonada por patchwork,mas nunca me aventurei depois deste pap tomei coragem ,pretendo postar o meu primeiro trabalho esta semana la no blog,e o merito será todo seu .bjs
Eliana Lima disse…
Olá,
Adorei seu blog e seus trabalhos. Você ganhou uma visitante assídua. rsrs
Sempre quis experimentar patchcolagem, mas aqui no interior não encontro o termocolante.
Com esse seu PAP, super esclarecedor, vou tentar com a entretela dupla face.
Depois passo p/ te contar se consegui, tá?
Obrigada por compartilhar. Você está ajudando muita gente, tenha certeza.
Tenha um excelente final de semana.
Bjooo
Eliana
Anônimo disse…
Parabéns pelos trabalhos! Adorei!Sua generosidade em dividir conhecimentos é maravilhosa!!Um grande abraço!
olá Lia,
estou começando e não consegui entender a diferença entre a entretela dupla face e o termocolante.. Eles desfiam na lavagem???
E qual linha vc usa para dar o acabamento?
Obrigada!!
Andréia Ortega disse…
Adorei seu tutorial.

Parabéns pelo lindo trabalho.

bjs
Vivian Peron disse…
Nossa!!Que blog lindo e gostoso de visitar!!Parabens!!
Vivian Peron disse…
Nossa, que blog lindo e gostoso de visitar!!Parabens!!!
nalvinha disse…
amei visitar pena que não posso copiar para aprender a fazer essas coisas lindas e outras
nalvinha disse…
adorei visitar pena que não poso copiar para tentar fazer essas coisas lindas bjosssssssssssss
Nalvinha
fabi disse…
adorei o blog mas queria saber o avesso do patch o que devo colocar
estou fazendo uma cortina e ela é muito fina não to gostando do avesso dela é meu segundo trabalho de patch
to aprendendo
muito obrigada beijosssssssssssss
fabimuniz

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...